Avaliação: Citroën Aircross 1.5 Manual Live

Citroen Aircross 1.5 Manual Live (Foto: Divulgação)

Citroen Aircross 1.5 Manual Live (Foto: Divulgação)

A Citroën decidiu dividir o lançamento da nova linha Aircross em duas etapas. Na primeira, vieram as versões intermediárias e topo de linha. Depois, a montadora apresentou duas das três variantes de entrada que completam a família e se diferenciam das demais pelo motor de 1.5 litro (os demais têm propulsores 1.6) e pela ausência de estepe na traseira. Depois da nossa avaliação da versão 1.6 Manual Feel (com estepe externo e pneus de uso misto, de  R$ 58.990), agora aceleramos a versão 1.5 Manual Live, que parte de R$ 53.990. O preço mais baixo é justificado pelo enfoque urbano, om estepe interno e pneus para uso na cidade. Veja se ele vale o investimento.

Impressões ao volante

Diferentemente do restante da gama, que vem equipada com um motor 1.6 16V de 122 cv e 16,4 kgfm, o Aircross Manual Live  avaliado é equipado com um propulsor 1.5 8V de 93 cv a 5.500 rpm e 14,2 kgfm a 3.000 giros. Como a estratégia para o monovolume não ficar com um desempenho muito tímido em relação aos irmãos com coração mais forte, a marca resolveu adotar um comando de oito válvulas ao invés daquele com dezesseis, que equipa o motor maior. Segundo a Citroën, o escalonamento de marchas é o mesmo do 1.6, mas o diferencial foi alongado em 5% para favorecer, principalmente, o consumo.

Ao volante, a posição de dirigir é alta, os bancos macios e a suspensão do tipo McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira deixam o rodar confortável. A substituição da direção com sistema hidráulico por uma eletricamente assistida deixou não só as manobras mais macias, como ajudou o veículo a perder 45 quilos com relação ao anterior. Em termos de desempenho urbano, mal dá para perceber a diferença entre o Aircross 1.5 e o 1.6.

Ágil nas arrancadas, o monovolume é esperto na cidade. Como nas demais versões, o ângulo de ataque está 30% mais alto (23°) para ajudar a enfrentar lombadas e valetas. Outra semelhança é a ausência dos controles de tração e de estabilidade. Infelizmente os números de teste e de consumo não puderam ser aferidos desta vez.

Citroen Aircross 1.5 Manual Live (Foto: Divulgação)

Citroen Aircross 1.5 Manual Live (Foto: Divulgação)

Custo benefício

Como acontece com os demais Aircross, há novas linhas de carroceria, faróis redesenhados, luzes diurnas de LED e apliques de plástico preto na parte inferior para dar a impressão que o carro é mais alto. Por dentro, além do bom espaço para os ocupantes, o plástico predomina no acabamento e os novos grafismos podem ser vistos em detalhes como nas saídas de ar.

De série, o Aircross Manual Live vem com ar-condicionado manual, direção elétrica, trio elétrico, airbag duplo, freios ABS com EBD, computador de bordo, volante com comando satélite de rádio, porta-luvas refrigerado, rádio AM/FM/MP3 com Bluetooth e entrada USB e AUX, luzes diurnas de LED, barras longitudinais no teto e rodas de liga leve aro 16 que calçam pneus 195/55 R16.

Só fica devendo apoio de cabeça para quem viaja no centro do banco traseiro e a central multimídia com tela de sete polegadas sensível ao toque, opcional, orçada em R$1.400. Outro detalhe que acresce custo ao valor do carro é a pintura metálica, R$ 1.390. O carro avaliado, por exemplo, que contava com a central multimídia e vinha pintado na cor “Gris Grafito” (cinza escuro metálico), pulava dos R$ 53.990 para R$ 56.780.

Vale a compra?

Não. O Aircross 1.5 Manual Live é gostoso de dirigir, arranca com competência e é ágil na cidade, apesar de seu motor menor se comparado ao restante da linha. Só que a exemplo do 1.6 Manual Feel, o monovolume 1.5 poderia vir melhor equipado pelo preço que custa, R$ 53.990. Tudo bem cobrar pela pintura metálica. Mas, além da inexistência dos controles eletrônicos de tração e de estabilidade, importantes para um aventureiro, a central multimídia com câmera de ré e GPS poderia vir de série. Fosse assim, o veredito seria positivo.

Citroen Aircross 1.5 Manual Live (Foto: Divulgação)

Citroen Aircross 1.5 Manual Live (Foto: Divulgação)

Ficha técnica

Motor: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 8V, comando simples, flex
Cilindrada: 1.449 cm³
Potência: 93 cv a 5.500 rpm
Torque: 14,2 kgfm a 3.000 rpm
Transmissão/tração: Manual de cinco velocidades, tração dianteira
Direção: Elétrica
Suspensão: Independente McPherson na dianteira e barra de torção na traseira
Freios: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira
Pneus: 195/55 R16
Dimensões: Comprimento  4,09 m; Largura 1,76 m; Altura 1,69 m; Entre-eixos 2,54 m
Capacidades: Tanque 55 litros
Porta-malas: 403 litros (fabricante)
Peso: 1.229 kg

Fonte->> Revista Auto Esporte

Related posts

Fiat Strada 2018 tem preço entre R$ 47.250 e R$ 75.490

Fiat Strada 2018 tem preço entre R$ 47.250 e R$ 75.490

A Fiat fez algumas mudanças na Strada para a linha 2018. Entre as novidades, estão preço mais baixo para algumas versões (incluindo a de entrada) e visual mais voltado para o trabalho. O objetivo é distanciar a picape da irmã maior Toro, líder de vendas no país no acumulado do...

HYUNDAI I30 GANHA VERSÃO FASTBACK COM ESTILO DE BMW SÉRIE 3 GT

HYUNDAI I30 GANHA VERSÃO FASTBACK COM ESTILO DE BMW SÉRIE 3 GT

  O Hyundai i30 já disse adeus ao Brasil e a nova geração ainda está longe de desembarcar por aqui, mas o modelo até ganhou uma versão “Fastback” lá fora. Com estilo de cupê com quatro portas, o modelo lembra a proposta dos BMW Série 3 GT e Série 5 GT, com teto de...

NOVO FORD ECOSPORT: OS PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DO SUV

NOVO FORD ECOSPORT: OS PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DO SUV

Demorou, mas finalmente o Ford EcoSport foi renovado. Do lado fora, as mudanças não foram tão extensas quanto no interior e no conjunto mecânico, mesmo assim trouxeram melhorias que podem ajudar o Eco a se manter em dia com os concorrentes. Em linhas gerais, o Ecosport evoluiu...

1 Comment

  1. https://bizmartelinhodeouro.com.br/avaliacao-citroen-aircross-1-5-manual-live/ 17 de May de 2016
    Responder

    Como essa brevidade desde operação do pivô é baixa, em
    direção a capacidade a carga desse pneu poderia ser aumentada em até
    30%, porém com aumento desde 4 lbf/pol2 na pressão.

Leave a comment