BMW comemora 100 anos com conceito que olha para o futuro

BMW Vision Next 100 (Foto: BMW)

BMW Vision Next 100 (Foto: BMW)

A BMW chegou a um marco para poucas empresas: seu aniversário de 100 anos. Mas ela não está interessada em olhar para trás, como demonstrou com a revelação do Vision Next 100, um conceito que exibe as tecnologias que a fábrica da Bavária acredita que estarão em seus carros daqui 100 anos.

A marca optou por utilizar a carroceria de um sedã para manter suas origens, mas aplicou formas mais aerodinâmicas e esguias. O conceito tem 4,90 metros de comprimento e 1,37 metro de altura e é revestido por uma carroceria de fibra de carbono combinada com plástico, além de resíduos obtidos justamente durante o processamento da fibra de carbono. No túnel de vento, o coeficiente de arrasto do conceito registrou apenas 0,18.

BMW Vision Next 100 (Foto: BMW)

BMW Vision Next 100 (Foto: BMW)

O interior é focado em muito conforto, com o acesso facilitado não apenas pelas portas que abrem para cima diagonalmente (estilo “suicida”), mas pela ausência da coluna B no centro da carroceria. Bancos e painéis utilizam material reciclado e são integrados a uma tecnologia batizada de “Geometria Viva”, criada a partir de 800 triângulos móveis que facilitam a interação entre o motorista e o carro. As peças avisam aos ocupantes sobre curvas, mudanças na pista e frenagens bruscas, por exemplo.

BMW Vision Next 100 (Foto: BMW)

Como a BMW acredita que o futuro será (também) autônomo, o Vision Next 100 tem um volante que se retrai automaticamente quando o motorista não quer mais controlar a máquina. Para tornar a transição mais amigável, inclusive para pedestres, a marca criou o Companion, um sistema de inteligência artificial que mantém o motorista informado sobre tudo o que acontece no caminho e também utiliza sinais visuais para informar quando é seguro atravessar a rua, por exemplo.

Só faltou saber qual será a motorização do futuro… A BMW não informou o que está sob o capô ultramoderno do Vision Next 100, embora ele tenha sido muito influenciado pelo híbrido plug-in i8. Ou seja, certamente o futuro também será elétrico.

Fotos: BMW Vision Next 100

Fotos: BMW Vision Next 100

 

Fonte->> Revista Auto Esporte

Related posts

NOVO FORD ECOSPORT CHEGA ÀS LOJAS BRASILEIRAS EM AGOSTO

NOVO FORD ECOSPORT CHEGA ÀS LOJAS BRASILEIRAS EM AGOSTO

  A Ford apresentou oficialmente, nesta quarta-feira (7), a reestilização do Ecosport na Argentina, às vésperas da abertura do Salão de Buenos Aires. Produzido em Camaçari, na Bahia, o SUV compacto chega às lojas brasileiras em agosto para tentar reconquistar as primeiras...

Fiat Argo: todas as versões e itens do novo hatch

O Fiat Argo 2018 será lançado oficialmente hoje à noite, porém Autoesporte já teve acesso antecipado ao material oficial de divulgação do carro e as fichas técnicas. O novo rival de Chevrolet Onix e Hyundai HB20 terá sete versões, três opções de motores e outras três de câmbio. Os preços...

Carros antigos são quatro vezes mais fatais em acidentes

  Na colisão entre um modelo atual e outro de 1998, qual causaria menos danos ao motorista? A resposta talvez seja óbvia – afinal, o “veterano” tem menos tecnologias –, mas o ANCAP, órgão que avalia a segurança dos carros vendidos na Austrália e na Nova Zelândia, bateu dois Toyota...

Leave a comment