Carros antigos são quatro vezes mais fatais em acidentes

Carros antigos são quatro vezes mais fatais em acidentes (Foto: Divulgação / ANCAP)

Carros antigos são quatro vezes mais fatais em acidentes (Foto: Divulgação / ANCAP)

 

Na colisão entre um modelo atual e outro de 1998, qual causaria menos danos ao motorista? A resposta talvez seja óbvia – afinal, o “veterano” tem menos tecnologias –, mas o ANCAP, órgão que avalia a segurança dos carros vendidos na Austrália e na Nova Zelândia, bateu dois Toyota Corolla de diferentes épocas para expor os riscos dos veículos antigos.

Carros antigos são quatro vezes mais fatais em acidentes (Foto: Divulgação / ANCAP)

Carros antigos são quatro vezes mais fatais em acidentes (Foto: Divulgação / ANCAP)

 

Você deve ter notado que o protagonista das provas é um hatch branco, enquanto nós temos um sedã, porém, ambos oferecem sete airbags (aqui, as bolsas vêm de série desde a versão GLi com bancos de couro). Por outro lado, a opção com 19 anos se deforma por completamente e sequer oferece os airbags frontais, colocando em risco o motorista.

Carros antigos são quatro vezes mais fatais em acidentes (Foto: Divulgação / ANCAP)

Carros antigos são quatro vezes mais fatais em acidentes (Foto: Divulgação / ANCAP)

 

“Esse teste ilustra fisicamente os benefício de veículos mais novos e seguros”, explica James Goodwin, diretor executivo do ANCAP. De acordo com a entidade, o número de vítimas fatais em acidentes é quatro vezes maior em veículos antigos (feitos antes dos anos 2000) quando comparados aos modelos comercializados atualmente nos dois países.

Carros antigos são quatro vezes mais fatais em acidentes (Foto: Divulgação / ANCAP)

Carros antigos são quatro vezes mais fatais em acidentes (Foto: Divulgação / ANCAP)

 

Segurança não é um luxo e nós queremos que todos se mantenham a salvo nas estradas, então os consumidores devem optar para o carro mais seguro que eles consigam comprar e que atendam às necessidades”, diz Goodwin. Vale lembrar que, no Brasil, itens importantes como os controles de estabilidade e de tração ainda não são obrigatórios.

 

 

Related posts

Por que alguns carros só ligam com a embreagem pressionada?

Por que alguns carros só ligam com a embreagem pressionada?

Exigência de alguns carros não tem a ver com durabilidade do motor de partida© Honda Exigência de alguns carros não tem a ver com durabilidade do motor de partida. Em alguns carros não basta girar a chave para acordar o motor. O motorista precisa apertar a embreagem para então acionar a...

OFICINA: COMO AS MONTADORAS MEDEM A POTÊNCIA E O TORQUE DE UM MOTOR?

OFICINA: COMO AS MONTADORAS MEDEM A POTÊNCIA E O TORQUE DE UM MOTOR?

Existem duas formas de medir essas energias, descubra qual delas é a mais utilizada pelas fabricantes É comum na indústria automobilística enfatizar o quanto de potência (cv) e torque (kgfm)  um carro tem.  Os famosos “cavalos” e kgfm  dizem muito sobre o veículo. Um modelo com um bom...

Honda chama 86 mil Fit e City para trocar airbags defeituosos

Honda chama 86 mil Fit e City para trocar airbags defeituosos

  A Honda está convocando 86.516 proprietários dos veículos modelos Fit e City para substituição do insuflador do airbag do passageiro. O recall dos airbags defeituosos começa no dia 22 deste mês. Serão atingidos pelo recall os veículos produzidos entre 2012 e 2013 (confira...

Leave a comment