Novo Volkswagen Golf: o que estão dizendo por aí

Volkswagen Golf é reestilizado na Europa (Foto: Divulgação)

Volkswagen Golf é reestilizado na Europa (Foto: Divulgação)

A sétima geração do Volkswagen Golf chegou ao mercado brasileiro em 2013 e, em poucos meses, se tornou a referência em tecnologia para a categoria. Em 2013, inclusive, foi eleito o Carro do Ano 2014, prêmio concedido por Autoesporte. De lá para cá, no entanto, o segmento de hatches médios minguou, o Golf foi nacionalizado, passou por mudanças mecânicas e até ganhou novas opções de motores, no caso 1.6 MSI e 1.0 TSI.

O hatch da Volkswagen, no entanto, acaba de ser renovado na Europa e as mudanças foram tão significativas que por lá ele começou a ser chamado de Golf 7,5. Veja aqui um pouco do que as publicações pelo mundo estão dizendo após o primeiro contato com ele.

Pouca mudança no visual

Por fora, pode não parecer uma reestilização profunda. Na dianteira, mudaram a grade dianteira, os faróis de led e há mais vincos na carroceria.

Você tem que olhar bem para detectar o que mudou no Golf. Embora haja algumas mudanças significativas do ponto de vista mecânico, seu estilo segue praticamente inalterado. Os consumidores acostumados com o modelo lançado em 2013 podem notar o para-choque dianteiro redesenhado, que dá um estilo mais sutil para os dutos de ar, enquanto os faróis de e luzes diurnas agora são de LED diurnas, bem como as lanternas traseira”, diz a Autocar.

Volkswagen Golf é reestilizado na Europa (Foto: Divulgação)

Volkswagen Golf é reestilizado na Europa (Foto: Divulgação)

 

Desempenho

A versão do modelo continua a ser equipado com o motor 1.0 TSI, mas a grande novidade está debaixo do capô das versões mais completas. Nelas, sai o aclamado 1.4 TSI e entra o novo 1.5 TSI Evo, que usa o turbo e a injeção direta, mas também conta com sistema que gerencia e controla a atuação dos cilindros para otimizar o trabalho do motor.

Esse novo quatro cilindros a gasolina passa a entregar 150 cv e 25,5 kgfm e foi bem recebido pela imprensa estrangeira. “O novo motor de 1,5 litros representa um investimento colossal para o Grupo VW – e parece valer a pena cada centavo, porque é notavelmente eficaz“, afirma a Autoexpress.

Para a equipe do What Car?, o carro ainda fica devendo em relação a algumas características dos concorrentes. “Na estrada, fica claro que o Golf não tem dirigibilidade tão acertada quanto o Ford Focus e não tem o mesmo nível de controle da carroceria quanto o Audi A3. Mas na medida em que a velocidade aumenta, a direção atinge um bom peso e entrega uma resposta bem precisa”.

Volkswagen Golf é reestilizado na Europa (Foto: Divulgação)

Volkswagen Golf é reestilizado na Europa (Foto: Divulgação)

Mais segurança

O novo Golf  conta com  novos sistemas de segurança, como uma evolução do controle de velocidade adaptativo já presentes em modelos da Audi. Chamado de Traffic Jam Assist, o sistema usado durante o trânsito não apenas monitora a velocidade do carro da frente e do próprio veículo, como também freia e acelera sozinho, de acordo com o fluxo da via.

Muito mais tecnologia

Além do motor, o interior do carro também ganhou melhoriais importantes. O painel de instrumentos passa a ser digital, assim como o virtual cockpit presente nos modelos da Audi. Além disso, todas as versões passam a vir equipadas com uma central multimídia acessada por uma tela de oito polegadas colorida e sensível ao toque, e não mais de seis polegadas.

O sistema continua a ser compatível com Apple Car Play, Android Auto e MirrorLink, mas há atualizações. Já nas versões mais caras, o Golf contará com sistema Discovery Pro, que também passou por melhoriais. A tela de 9,2 polegadas agora possui uma resolução de 1280×640 pixels. Mas o mais bacana é que o sistema pode ser controlado por gestos.

“As maiores mudanças estão nos displays e interfaces de controle, com telas sensíveis ao toque maiores, uma forma limitada de controle por gestos (que não funciona muito bem) e o que eles chamam de “funções ativas”, que é a capacidade de mostrar dados do mapa de navegação atrás de elementos da tela, como capas de discos que estejam tocando ou lista de contatos do telefone”, avalia o jornal inglês Telegraph.

Volkswagen Golf é reestilizado na Europa (Foto: Divulgação)

Volkswagen Golf é reestilizado na Europa (Foto: Divulgação)

 

Volkswagen Golf é reestilizado na Europa (Foto: Divulgação)

Volkswagen Golf é reestilizado na Europa (Foto: Divulgação)

 

Related posts

Por que alguns carros só ligam com a embreagem pressionada?

Por que alguns carros só ligam com a embreagem pressionada?

Exigência de alguns carros não tem a ver com durabilidade do motor de partida© Honda Exigência de alguns carros não tem a ver com durabilidade do motor de partida. Em alguns carros não basta girar a chave para acordar o motor. O motorista precisa apertar a embreagem para então acionar a...

OFICINA: COMO AS MONTADORAS MEDEM A POTÊNCIA E O TORQUE DE UM MOTOR?

OFICINA: COMO AS MONTADORAS MEDEM A POTÊNCIA E O TORQUE DE UM MOTOR?

Existem duas formas de medir essas energias, descubra qual delas é a mais utilizada pelas fabricantes É comum na indústria automobilística enfatizar o quanto de potência (cv) e torque (kgfm)  um carro tem.  Os famosos “cavalos” e kgfm  dizem muito sobre o veículo. Um modelo com um bom...

Honda chama 86 mil Fit e City para trocar airbags defeituosos

Honda chama 86 mil Fit e City para trocar airbags defeituosos

  A Honda está convocando 86.516 proprietários dos veículos modelos Fit e City para substituição do insuflador do airbag do passageiro. O recall dos airbags defeituosos começa no dia 22 deste mês. Serão atingidos pelo recall os veículos produzidos entre 2012 e 2013 (confira...

Leave a comment