Novo Volkswagen Golf: o que estão dizendo por aí

Volkswagen Golf é reestilizado na Europa (Foto: Divulgação)

Volkswagen Golf é reestilizado na Europa (Foto: Divulgação)

A sétima geração do Volkswagen Golf chegou ao mercado brasileiro em 2013 e, em poucos meses, se tornou a referência em tecnologia para a categoria. Em 2013, inclusive, foi eleito o Carro do Ano 2014, prêmio concedido por Autoesporte. De lá para cá, no entanto, o segmento de hatches médios minguou, o Golf foi nacionalizado, passou por mudanças mecânicas e até ganhou novas opções de motores, no caso 1.6 MSI e 1.0 TSI.

O hatch da Volkswagen, no entanto, acaba de ser renovado na Europa e as mudanças foram tão significativas que por lá ele começou a ser chamado de Golf 7,5. Veja aqui um pouco do que as publicações pelo mundo estão dizendo após o primeiro contato com ele.

Pouca mudança no visual

Por fora, pode não parecer uma reestilização profunda. Na dianteira, mudaram a grade dianteira, os faróis de led e há mais vincos na carroceria.

Você tem que olhar bem para detectar o que mudou no Golf. Embora haja algumas mudanças significativas do ponto de vista mecânico, seu estilo segue praticamente inalterado. Os consumidores acostumados com o modelo lançado em 2013 podem notar o para-choque dianteiro redesenhado, que dá um estilo mais sutil para os dutos de ar, enquanto os faróis de e luzes diurnas agora são de LED diurnas, bem como as lanternas traseira”, diz a Autocar.

Volkswagen Golf é reestilizado na Europa (Foto: Divulgação)

Volkswagen Golf é reestilizado na Europa (Foto: Divulgação)

 

Desempenho

A versão do modelo continua a ser equipado com o motor 1.0 TSI, mas a grande novidade está debaixo do capô das versões mais completas. Nelas, sai o aclamado 1.4 TSI e entra o novo 1.5 TSI Evo, que usa o turbo e a injeção direta, mas também conta com sistema que gerencia e controla a atuação dos cilindros para otimizar o trabalho do motor.

Esse novo quatro cilindros a gasolina passa a entregar 150 cv e 25,5 kgfm e foi bem recebido pela imprensa estrangeira. “O novo motor de 1,5 litros representa um investimento colossal para o Grupo VW – e parece valer a pena cada centavo, porque é notavelmente eficaz“, afirma a Autoexpress.

Para a equipe do What Car?, o carro ainda fica devendo em relação a algumas características dos concorrentes. “Na estrada, fica claro que o Golf não tem dirigibilidade tão acertada quanto o Ford Focus e não tem o mesmo nível de controle da carroceria quanto o Audi A3. Mas na medida em que a velocidade aumenta, a direção atinge um bom peso e entrega uma resposta bem precisa”.

Volkswagen Golf é reestilizado na Europa (Foto: Divulgação)

Volkswagen Golf é reestilizado na Europa (Foto: Divulgação)

Mais segurança

O novo Golf  conta com  novos sistemas de segurança, como uma evolução do controle de velocidade adaptativo já presentes em modelos da Audi. Chamado de Traffic Jam Assist, o sistema usado durante o trânsito não apenas monitora a velocidade do carro da frente e do próprio veículo, como também freia e acelera sozinho, de acordo com o fluxo da via.

Muito mais tecnologia

Além do motor, o interior do carro também ganhou melhoriais importantes. O painel de instrumentos passa a ser digital, assim como o virtual cockpit presente nos modelos da Audi. Além disso, todas as versões passam a vir equipadas com uma central multimídia acessada por uma tela de oito polegadas colorida e sensível ao toque, e não mais de seis polegadas.

O sistema continua a ser compatível com Apple Car Play, Android Auto e MirrorLink, mas há atualizações. Já nas versões mais caras, o Golf contará com sistema Discovery Pro, que também passou por melhoriais. A tela de 9,2 polegadas agora possui uma resolução de 1280×640 pixels. Mas o mais bacana é que o sistema pode ser controlado por gestos.

“As maiores mudanças estão nos displays e interfaces de controle, com telas sensíveis ao toque maiores, uma forma limitada de controle por gestos (que não funciona muito bem) e o que eles chamam de “funções ativas”, que é a capacidade de mostrar dados do mapa de navegação atrás de elementos da tela, como capas de discos que estejam tocando ou lista de contatos do telefone”, avalia o jornal inglês Telegraph.

Volkswagen Golf é reestilizado na Europa (Foto: Divulgação)

Volkswagen Golf é reestilizado na Europa (Foto: Divulgação)

 

Volkswagen Golf é reestilizado na Europa (Foto: Divulgação)

Volkswagen Golf é reestilizado na Europa (Foto: Divulgação)

 

Fonte->> Revista Auto Esporte

Related posts

Carros antigos são quatro vezes mais fatais em acidentes

Carros antigos são quatro vezes mais fatais em acidentes


Carros antigos são quatro vezes mais fatais em acidentes

 Na colisão entre um modelo atual e outro de 1998, qual causaria menos danos ao motorista? A resposta talvez seja óbvia – afinal, o “veterano” tem menos tecnologias –, mas o ANCAP, órgão que avalia a segurança dos carros vendidos na Austrália e na Nova Zelândia, bateu dois...

Chevrolet Onix 2018 já está disponível nas concessionárias por R$ 40.500

Chevrolet Onix 2018 já está disponível nas concessionárias por R$ 40.500


Chevrolet Onix 2018 já está disponível nas concessionárias por R$ 40.500

 A linha 2018 do Chevrolet Onix, atual líder de vendas no Brasil, já está disponível nas concessionárias da marca, conforme apuramos em São Paulo (SP). A novidade ainda não foi lançada oficialmente e tampouco teve os preços divulgados pelo fabricante, porém, todos os...

Teste: Chevrolet S10 LTZ 2.5 flex AT 4×4

Teste: Chevrolet S10 LTZ 2.5 flex AT 4x4


Teste: Chevrolet S10 LTZ 2.5 flex AT 4x4

 O “cardápio de versões” pra lá de variado da Chevrolet S10 acaba de receber uma nova combinação: motorização flex e câmbio automático. A inspiração veio da rival Toyota Hilux, que – talvez não por acaso – conquistou a liderança no segmento de picapes médias. E agora?...

Leave a comment