O brilho certo

Sólida, metálica, perolizada ou fosca: o que difere nas pinturas automotivas?

 

A Peugeot vai levar para o Salão de Genebra o 208 XY, que usa uma técnica de pintura chamada “Pulsion”: com 16 camadas de tinta e verniz, a cor do carro muda dependendo do ângulo e da distância do observador. Mas como as pinturas tradicionais são feitas?

Alex Amorim, Gerente do Laboratório de Desenvolvimento de Cores da PPG, explica que a diferença entre elas está na matéria prima. O processo inicial é o mesmo: a carroceria recebe primeiro banhos e camadas para preparar o metal para a pintura. Ao todo, são seis camadas de pintura.

Pintura sólida

A pintura sólida (ou viva, como é chamada no mercado de tintas) utiliza pigmentos comuns. Com eles, consegue-se cores intensas, principalmente no vermelho e no amarelo. Já a metálica tem base de alumínio. Por isso o nome, que também se traduz no efeito, em que o carro reflete melhor a luminosidade. A perolizada tem um efeito semelhante, com pigmentos à base de mica. A diferença é sutil, mas ganha uma profundidade na cor.

 

Pintura metálica

A fosca é um pouco diferente. Ela só recebe o efeito opaco na sétima camada. Isso porque se trata de um verniz fosco. É mais trabalhosa, mais cara e de difícil reparo, por não admitir sujeira nenhuma – e também não lida bem com riscos.

 

Pintura perolizada

Para cuidar bem da pintura, os especialistas recomendam que além da lavagem regular se faça um enceramento e polimento periódicos. Encerar pode ser um processo para uma vez a cada seis meses, e polir, uma vez por ano. A pintura fosca é a única exceção aqui: ela não deve ser encerada nem polida. E, em média, a pintura metálica e perolizada custa entre R$ 1 mil e R$ 2 mil a mais em cima do preço cobrado pela cor sólida (vermelho, preto e branco).

Pintura fosca

Fonte: Caranddriverbrasil

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