O brilho certo

Sólida, metálica, perolizada ou fosca: o que difere nas pinturas automotivas?

 

A Peugeot vai levar para o Salão de Genebra o 208 XY, que usa uma técnica de pintura chamada “Pulsion”: com 16 camadas de tinta e verniz, a cor do carro muda dependendo do ângulo e da distância do observador. Mas como as pinturas tradicionais são feitas?

Alex Amorim, Gerente do Laboratório de Desenvolvimento de Cores da PPG, explica que a diferença entre elas está na matéria prima. O processo inicial é o mesmo: a carroceria recebe primeiro banhos e camadas para preparar o metal para a pintura. Ao todo, são seis camadas de pintura.

Pintura sólida

A pintura sólida (ou viva, como é chamada no mercado de tintas) utiliza pigmentos comuns. Com eles, consegue-se cores intensas, principalmente no vermelho e no amarelo. Já a metálica tem base de alumínio. Por isso o nome, que também se traduz no efeito, em que o carro reflete melhor a luminosidade. A perolizada tem um efeito semelhante, com pigmentos à base de mica. A diferença é sutil, mas ganha uma profundidade na cor.

 

Pintura metálica

A fosca é um pouco diferente. Ela só recebe o efeito opaco na sétima camada. Isso porque se trata de um verniz fosco. É mais trabalhosa, mais cara e de difícil reparo, por não admitir sujeira nenhuma – e também não lida bem com riscos.

 

Pintura perolizada

Para cuidar bem da pintura, os especialistas recomendam que além da lavagem regular se faça um enceramento e polimento periódicos. Encerar pode ser um processo para uma vez a cada seis meses, e polir, uma vez por ano. A pintura fosca é a única exceção aqui: ela não deve ser encerada nem polida. E, em média, a pintura metálica e perolizada custa entre R$ 1 mil e R$ 2 mil a mais em cima do preço cobrado pela cor sólida (vermelho, preto e branco).

Pintura fosca

Fonte: Caranddriverbrasil

Related posts

Volvo XC40 de produção é revelado na internet

Volvo XC40 de produção é revelado na internet


Volvo XC40 de produção é revelado na internet

  O XC40 de produção apareceu em suas primeiras imagens graças a um vídeo liberado pela subsidiária da Volvo na Hungria, bem antes da apresentação oficial, marcada para o dia 21 de setembro. O material mostra que o visual manteve boa parte do estilo do conceito 40.1...

Honda Fit 2018 custa de R$ 58.700 a R$ 80.900 com novo visual e equipamentos

Honda Fit 2018 custa de R$ 58.700 a R$ 80.900 com novo visual e equipamentos


Honda Fit 2018 custa de R$ 58.700 a R$ 80.900 com novo visual e equipamentos

Para chegar à linha 2018, o Honda Fit ganhou uma sutil reestilização e novos itens de série em suas versões, conforme Autoesporte havia antecipado. A partir de agora, o carro será produzido em cinco versões, sendo apenas uma delas com câmbio manual. Os preços variam de R$ 58.700...

Lamborghini mostra Aventador S Roadster no Salão de Frankfurt

Lamborghini mostra Aventador S Roadster no Salão de Frankfurt


Lamborghini mostra Aventador S Roadster no Salão de Frankfurt

O todo-poderoso Lamborghini Aventador S Roadster foi revelado oficialmente no Salão de Frankfurt, na Alemanha. Se boa parte das marcas apostaram em motores turbo e eletrificação, o conversível apelou para força bruta: um 6.5 V12 naturalmente aspirado com 740 cv de potência a...

Leave a comment