O brilho certo

Sólida, metálica, perolizada ou fosca: o que difere nas pinturas automotivas?

 

A Peugeot vai levar para o Salão de Genebra o 208 XY, que usa uma técnica de pintura chamada “Pulsion”: com 16 camadas de tinta e verniz, a cor do carro muda dependendo do ângulo e da distância do observador. Mas como as pinturas tradicionais são feitas?

Alex Amorim, Gerente do Laboratório de Desenvolvimento de Cores da PPG, explica que a diferença entre elas está na matéria prima. O processo inicial é o mesmo: a carroceria recebe primeiro banhos e camadas para preparar o metal para a pintura. Ao todo, são seis camadas de pintura.

Pintura sólida

A pintura sólida (ou viva, como é chamada no mercado de tintas) utiliza pigmentos comuns. Com eles, consegue-se cores intensas, principalmente no vermelho e no amarelo. Já a metálica tem base de alumínio. Por isso o nome, que também se traduz no efeito, em que o carro reflete melhor a luminosidade. A perolizada tem um efeito semelhante, com pigmentos à base de mica. A diferença é sutil, mas ganha uma profundidade na cor.

 

Pintura metálica

A fosca é um pouco diferente. Ela só recebe o efeito opaco na sétima camada. Isso porque se trata de um verniz fosco. É mais trabalhosa, mais cara e de difícil reparo, por não admitir sujeira nenhuma – e também não lida bem com riscos.

 

Pintura perolizada

Para cuidar bem da pintura, os especialistas recomendam que além da lavagem regular se faça um enceramento e polimento periódicos. Encerar pode ser um processo para uma vez a cada seis meses, e polir, uma vez por ano. A pintura fosca é a única exceção aqui: ela não deve ser encerada nem polida. E, em média, a pintura metálica e perolizada custa entre R$ 1 mil e R$ 2 mil a mais em cima do preço cobrado pela cor sólida (vermelho, preto e branco).

Pintura fosca

Fonte: Caranddriverbrasil

Related posts

Inspeção Veicular será obrigatória em 2019

Inspeção Veicular será obrigatória em 2019

  Contran regulamenta programa nacional de inspeção que deverá verificar as condições de segurança e de emissão de poluentes dos veículos em circulação O Conselho Nacional de Trânsito do Ministério das Cidades (Contran) regulamentou o Programa de Inspeção Técnica Veicular (ITV), que...

13 COISAS QUE DANIFICAM A PINTURA DO CARRO

13 COISAS QUE DANIFICAM A PINTURA DO CARRO

Confira as principais situações que devem ser evitadas para não haver gastos com a tinta da lataria. Não é novidade que, na hora de vender o carro, uma das coisas que o valoriza (ou não) é o estado em que a pintura se encontra. Muitos fatores podem contribuir para o seu estrago, por isso...

PEUGEOT CONFIRMA 5008 PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2018

PEUGEOT CONFIRMA 5008 PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2018

O crossover médio-grande terá o mesmo 1.6 THP de 165 cv do menor 3008 e opção de sete lugares A Peugeot confirmou oficialmente a chegada do 5008 para o primeiro semestre de 2018. O crossover médio-grande utilizará o mesmo powertrain do menor 3008, ou seja, virá com o motor...

Leave a comment