Oficina: Posso dar tranco pra ligar o carro?

oficina_motor

Saiba se é aconselhável empurrar um carro para fazê-lo dar a partida no tranco

A cena é clássica. O carro “morre” e não quer mais ligar. Os ocupantes descem e começam a empurrá-lo até que um grita: “joga segunda”, “vai!”, “agora!”. A prática era comum no passado, mas hoje essa história mudou e não é recomendada.

“Costuma-se dar tranco no carro, em segunda marcha, quando a energia da bateria é insuficiente para dar a partida. O problema é que o recurso pode provocar um salto nos dentes da correia de distribuição, atingindo pistões e válvulas, causando prejuízo e a necessidade de se abrir o motor”, diz o engenheiro da SAE Brasil, Francisco Satkunas.

“Outra consequência pode ser o salto de um ou mais canais da correia ‘poly V’, que leva a rompimento da peça. Isso vai impedir a refrigeração do motor, pois a bomba d’água deixará de funcionar, assim como o alternador, compressor de ar-condicionado e até a direção hidráulica, se a bomba for acionada pela correia de acessórios”, afirma o engenheiro.

“Em raríssimos casos, tentar fazer o automóvel ligar no tranco pode até gerar “calço hidráulico’ (quando algum líquido entra nas câmaras de combustão, danificando pistões e bielas). Portanto, é melhor evitar essa prática”, conclui Satkunas.

A melhor alternativa é buscar auxílio de um serviço de atendimento de emergência para dar uma nova carga para a ignição do carro e, assim que possível, checar em uma oficina se a bateria ainda está com a vida útil em dia ou se precisa ser trocada.

Related posts

Inspeção Veicular será obrigatória em 2019

Inspeção Veicular será obrigatória em 2019

  Contran regulamenta programa nacional de inspeção que deverá verificar as condições de segurança e de emissão de poluentes dos veículos em circulação O Conselho Nacional de Trânsito do Ministério das Cidades (Contran) regulamentou o Programa de Inspeção Técnica Veicular (ITV), que...

13 COISAS QUE DANIFICAM A PINTURA DO CARRO

13 COISAS QUE DANIFICAM A PINTURA DO CARRO

Confira as principais situações que devem ser evitadas para não haver gastos com a tinta da lataria. Não é novidade que, na hora de vender o carro, uma das coisas que o valoriza (ou não) é o estado em que a pintura se encontra. Muitos fatores podem contribuir para o seu estrago, por isso...

PEUGEOT CONFIRMA 5008 PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2018

PEUGEOT CONFIRMA 5008 PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2018

O crossover médio-grande terá o mesmo 1.6 THP de 165 cv do menor 3008 e opção de sete lugares A Peugeot confirmou oficialmente a chegada do 5008 para o primeiro semestre de 2018. O crossover médio-grande utilizará o mesmo powertrain do menor 3008, ou seja, virá com o motor...

Leave a comment